Formulário de Contato

topo

Mitos e Verdades Sobre Baterias Automotivas

Publicado no dia: 04/08/2021
Mitos e Verdades Sobre Baterias Automotivas
Muito do que se fala sobre baterias automotivas nem sempre é verdade, e numa era onde é fácil espalhar desinformação pela internet, achamos essencial usar esse espaço para esclarecer com um conteúdo confiável no que você pode ou não acreditar em relação às baterias de carro.
 
Confira então, a seguir, algumas frases que frequentemente são ditas a respeito e descubra se elas são mitos ou verdadeiras. 










A bateria descarrega se o carro fica parado?
 
Essa afirmação é verdadeira. Um veículo que fica em um período de tempo muito longo sem ser ligado pode sim ter sua bateria descarregada. Existem acessórios eletrônicos no carro que consomem a energia da bateria mesmo se ele estiver desligado. 
 
Usar o ar-condicionado encurta a vida útil da bateria?
 
Isso é um mito. A bateria automotiva não fornece energia ao sistema de ar condicionado de um carro se ele estiver ligado. Ainda assim, mesmo com ele desligado, a energia usada para ligar o ar-condicionado não compromete a bateria. A única recomendação é não dar a partida no carro com o ar ligado, pois a bateria pode sofrer uma descarga de mais intensidade ao ser usada para dar a partida enquanto já está sendo consumida pelo ar.
 
Acessórios não originais podem ser prejudiciais para a bateria?
 
Aqui, mais uma verdade. O sistema elétrico de um carro é feito para ser compatível com os acessórios originais. Colocar itens de outra procedência no veículo vai ocasionar que a bateria precise consumir muito mais energia que o normal para fazer os acessórios funcionarem, mais do que ela é capaz de entregar, o que fatalmente diminui a sua vida útil. 
 
É seguro para a bateria insistir em dar a partida em um carro falhando?
 
Com certeza, um mito. Um carro com problemas em dar a partida desgasta a bateria caso o motorista insista várias vezes em fazê-lo ligar. Além da bateria, outros itens do sistema elétrico podem ficar comprometidos. O recomendado nesses casos é procurar uma oficina mecânica para verificar o problema e não insistir na partida muitas vezes. 



A vida útil da bateria pode ser prolongada com a revisão periódica do carro?
 
A afirmação é verdade, pois ao fazer a revisão, é checado no carro se os itens do sistema elétrico estão em ordem. Previne-se, com a revisão, falhas na partida do carro ou o mau funcionamento de luzes, que são problemas responsáveis por sobrecarregar uma bateria e comprometer a sua vida útil. Evitando essas falhas, ela naturalmente irá durar mais. 
 
A bateria automotiva pode ser recarregada por qualquer pessoa?
 
Podemos dizer que essa frase é um mito. Apesar do processo de recarregar uma bateria automotiva não ser tão complicado e não requisitar ferramentas difíceis ou vasta experiência, é preciso sim de algum preparo para saber efetuar a recarga corretamente. O procedimento feito por alguém que nunca realizou antes é arriscado, e pode resultar em danos severos ao carro e a saúde da pessoa. 
 
Gostou da nossa lista? Fique ligado aqui no blog da Batric para muitas outras dicas e informações sobre o mundo das baterias automotivas, náuticas e estacionárias!

 
« Voltar

11 5548-9235